segunda-feira, 21 de setembro de 2009

"Clube de Comédia"


Talvez já saibam.
Talvez não.
Ou se calhar sabem e preferiam não saber.
Mas a verdade é só uma: às terças-feiras, pelas vinte e duas horas, no mítico Maxime, em Lisboa, eu, Eduardo Madeira,o Nilton, o Aldo Lima, o Francisco Menezes e o Oscar branco, estaremos a fazer cada um cerca de dez minutos de stand-up comedy cada um.
Chama-se "Clube de Comédia".
A ideia não tem nada de inovador, porque é assim que funciona em todo o mundo, infelizmente só agora é que decidimos fazer em Lisboa.
De resto o processo em stand-up comedy é precisamente o inverso daquele que se practicou em Portugal: Primeiro deve-se andar por clubes a testar material e só depois levar à televisão o melhor dos melhores, para se ter segurança naquilo que se está a apresentar.
O objectivo é simples: poder testar textos antigos e alguns novos, com o único propósito de passar um bom bocado e de podermos melhorar os nossos espectáculos a solo.
O preço é simpático: cinco euros.
Não é possível reservar, só mesmo aparecer à porta da sala de espectáculos e comprar na hora.
O primeiro dia (terça-feira passada) foi um absoluto êxito, até um bocadinho demais porque ficaram cerca de duzentas pessoas à porta que espero que consigam ir amanhã assistir.
É bom fazer aquilo que se faz pelo mundo inteiro e que fazia falta por cá: ter um espaço onde possamos tranquilamente estar de perto com o público e sem a pressão de que tudo tenha ter cem porcento de piada, apenas a vontade de arriscar e esperar que o público decida.
É uma espécie de balão de ensaio.
E uma oportunidade de ver os meus colegas trabalhar.
Já sabem, amanhã estaremos todos por lá.
Temos um lugar à vossa espera.
(Muita bom este final, parecia um vendedor. Daqueles manhosos).