sábado, 4 de abril de 2009

"Esta Noite Improvisa-se"


Fui ver com o meu bom amigo Dinarte Branco, o qual insultei consideravelmente por uma simples questão de falta de assunto, uma das melhores peças de teatro que vi recentemente.
Chama-se "Esta Noite Improvisa-se", uma peça de Luigi Pirandello, levada a cena pelo grupo de teatro Artistas Unidos, no Teatro Dona Maria II.
A encenação do Jorge Silva Melo é das coisas mais inspiradas que o vi fazer, com momentos em que somos atropelados por imagens esmagadoras que só se julga serem possíveis no cinema, graças às maravilhas da pós-produção.
Um desses momentos é uma procissão que deslumbra obrigatoriamente qualquer pessoa que tenho o mínimo de sensibilidade a passear pelas veias.
A minha homenagem também a todo o elenco que faz um trabalho extraordinário de representação, e que de certo tem a noção de estar a construir a história do bom teatro.
Destaco os nomes de António Simão e Silvia Filipe, pelas brilhantes interpretações que se destacam no meio de tantas outras, também elas merecedoras dos mais fortes aplausos.
Bem sei que a sugestão é muito em cima da hora, até porque a peça só pode ser vista hoje e amanhã.
Mas se conseguirem bilhetes e se quiserem ver o que de melhor se faz por cá, não hesitem:
Corram para as bilheteiras.
E se disserem que está esgotado tenham a paciência de esperar até à hora do espectáculo porque regra geral há desistências de última hora.
Se não gostarem peço as minhas desculpas, nesse caso será simplesmente porque não falamos a mesma língua.
Agora vou buscar a melhor comida do mundo ao melhor restaurante do mundo.
O próprio Miguel Esteves Cardoso, um belíssimo garfo, se rendeu há pouco mais de um mês.
Qual é?
Este segredo guardo só para mim, senão ficamos todos a saber o mesmo, e é desagradável.
Despeço-me com relativa amizade.
Ou com menos ainda, uma vez que nunca vos vi na vida.