quarta-feira, 22 de abril de 2009

"The Pink Panther"


Acabei de comprar uma bela caixinha de dvd´s:
A Pantera Cor-De-Rosa.
Tem Peter Sellers como protagonista numa criação genial (o inspector Clouseau) que foi baseada numa caixa de fósforos com uma fotografia de um homem de bigode, que ele tinha comprado a caminho das filmagens e numa gabardina da Burberrys que tinha também adquirido há pouco tempo.
O resto foi apenas o essencial para um actor deste calibre:
dar liberdade para o improviso e aproveitar ao máximo a sua facilidade para criar situações de humor físico, onde o grande segredo é parecerem o mais naturais possível (o que é, por vezes, impossível).
Tudo o mais ficou para a história.
Ainda assim, os filme dele que mais me marcaram e que recomendo vivamente são "A Festa" e "Dr. Strangelove", este último de Stanley Kubrick, e que nos últimos minutos tem alguns dos seus melhores momentos de sempre, e que não os adiantarei para não correr o risco de estragar a surpresa a quem ainda não viu.
Descobri ainda que a sequência do filme "Monty Pythons e o Cálice Sagrado" em que usam côcos para imitar o som de cavalos, é, na verdade, uma criação de Peter Sellers, numa série produzida pela BBC.
E esta, hein?
Aos trinta e oito anos sofreu (ao que li) treze (sim, treze) ataques cardíacos e morreu aos cinquenta e quatro anos, curiosamente, vítima de ataque cardíaco.
Mas deixou-nos uma herança mais do que valiosa:
A arte de fazer humor.
Aqui fica uma pequena amostra de doze segundos: